segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O 1º DIA DO CURSO PARA PRETENDENTES À ADOÇÃO

Segunda-feira passada (05/11) foi o nosso 1º dia do Curso para Pretendentes à Adoção. Foi na parte da tarde começou as 13:00 hrs, estávamos um pouco ansiosos mas confiantes, sempre. A assistente social Lisiane é que palestrou, mostrou slides, vídeos, estatísticas, falou sobre todos os pontos, tirou muitas dúvidas dos 8 casais que estavam na sala. Todos com uma expressão de um mix de sentimentos, dúvida, ansiedade, agonia. Aos poucos o pessoal foi se soltando, eu e o Diego é que falamos mais, conversamos mais. Tivemos que dizer qual foi o perfil que escolhemos, como queremos que o nosso filho(a) seja. Aí a Lisiane achou interessante que nos interessamos por uma adoção tardia (acima de 5 anos). Ela nos falou que nós precisávamos atualizar nosso cadastro e que poderíamos estar fazendo isso com a psicóloga que iria ministrar o curso nos outros 2 dias.
E assim o curso decorreu até 19:00, falamos sobre inúmeros assuntos; o mais polêmico é o tempo que demora pra que a adoção aconteça efetivamente. E isso foi bem interessante porque depende muito do perfil que você escolhe, por exemplo, se você deseja um bebê menina, branca de até 3 meses de idade, isso demora bastante tempo porque a maioria quer esse perfil, então você precisa esperar aproximadamente uns 5 a 6 anos para ter esse bebê. Foi muito falado também em adoção tardia, o que me deixou bastante comovida com algumas histórias, alguns videos que ela nos apresentou, me emocionaram, baita experiência de vida dessas pessoas. Desprendimento total!
Hoje em dia a lei é muito clara, funciona quase que corretamente, se não fossem algumas pessoas fazerem adoção ilegal, adotar crianças por fora, burlar a lei. Hoje o cadastro é nacional, poderemos adotar um criança de qualquer lugar. Nos contou sobre muitos casos de crianças que são devolvidas, da falta de certeza dos pais pretendentes. Muitas histórias com finais felizes e muitas com tristeza.
 
O mais interessante disso tudo sabe o que é: essa criança que virá para o nosso lar, ela é planejada, ela é fruto da nossa maturidade como seres humanos, como um casal, ela é bem vinda, ela é desejada por demais, ela está sendo esperada há 20 meses. Por tudo isso eu me sinto uma grávida, uma grávida de coração, por que ele está sendo preparado para receber essa criança e como toda mãe de primeira viagem, com medos, ansiedade, felicidade, sonhos, planos. Na gravidez do coração a barriga não cresce, o tempo de espera é indeterminado, quase ninguém participa desse momento, pouquíssimas pessoas lembram que daqui a pouco uma criança irá fazer parte daquela família. A grávida de coração também se emociona com facilidade, começa uma mudança não física mas interior, pensamentos, atitudes, ela começa a imaginar como será sua vida com a chegada dessa criança, como será ter uma pessoinha que dependerá de você, como será lidar com a sociedade e seus preconceitos, como será sua vida com seu marido. A mãe de coração está grávida psicológicamente e o filho que ela espera não surgiu do nada de uma hora pra outra.
 
E isso tudo pra mim é tão mágico que eu não me incomodo de ser uma grávida de coração e não receber paparicos, nem presentinhos, nem mimos, nem ter desejos, enjõos, nem ter muitas pessoas me apoiando, compartilhando esse momento comigo, só porque ele não está visivelmente no meu corpo. Tenho ao meu lado quem deverá estar por mais uns tantos anos da minha vida junto comigo e que deseja tudo isso tanto quanto eu...meu amado marido. O resto a gente tenta tirar de letra!

Ai ai ai...parcialmente feliz!!!
 

 
 
 
Estava lendo um blog e achei muito interessante as frases abaixo, fazem a gente refletir e muito:

"A tranquilidade de falar sobre adoção nasce da capacidade de se desapegar das próprias crenças e medos, porque a criança está pronta pra saber sobre os laços que unem a família adotiva. Está pronta para a verdade. No fundo, ela já sabe de tudo." (Cintia Liana)

"Adotar é acreditar que a história é mais forte que a hereditariedade, que o amor é mais forte que o destino." (Lídia Weber)

"O filho biológico você ama porque é seu. O filho adotivo é seu porque você o ama." (Luiz Schettini Filho)

"A adoção transcede a natureza. É um requinte da evolução do ser humano, quando você acolhe o diferente do seu próprio gene e ama por amar, e não por obrigação biológica." (Jaime, 2000)

ADOÇÃO - PASSO A PASSO

Esse é um assunto muito interessante, polêmico e que envolve muitos sentimentos e preconceitos ainda, infelizmente. É importante que tudo esteja bem claro para que não se tome uma decisão que não seja um desejo realmente do coração. Como eu já tinha falado, eu e meu marido já havíamos conversado algumas vezes sobre adoção e essa idéia estava sempre presente. Quando descobrimos a infertilidade aí é que colocamos em prática a decisão de adotar. E o primeiro passo foi saber qual documentação era necessária. Foi o que fizemos e levamos no Fórum de Joinville. Esses documentos foram minusiosamente avaliados até serem aprovados. Recebemos a confirmação do juíz que estávamos habilitados, no dia 14 de março de 2011, conforme os anexos que coloquei. O segundo passo foi quando fomos chamados para um entrevista com a assistente social que visam conhecer as razões pelo qual você toma a decisão de adotar, conhecer também as motivações e expectativas e as características da criança ou adolescente que você espera. O terceiro passo é participar do curso preparatório de 10 horas, para pretendentes a adoção. Essa foi a parte mais interessante porque as turmas desse ano já haviam fechado, e nós só participaríamos no ano que vem. Mas eu faço um tratamento estético numa clínica em Joinville e conversando com o meu médico sobre maternidade e afins, ele me falou que tinha uma paciente dele que era assistente social e que iria conversar com ela para ver se estava tudo bem com o nosso cadastro e tal. Foi quando eu a conheci lá na clínica, recebí muitas informações, tirei algumas dúvidas e marcamos para atualizar o nosso cadastro, isso é sempre importante fazer. No dia seguinte ela nos ligou, e falou que participaríamos desse curso nos dias 05, 06 e 07 de novembro. Ficamos muito felizes mesmo porque algo no meu coração estava dizendo que coisas boas viriam.
 
* Abaixo estão as cópias dos documentos recebidos do fórum onde consta que nosso cadastro está habilitado.