quarta-feira, 3 de agosto de 2011

LINDO DIA!

A transferência dos embriões foi marcada para terça-feira dia 02 de agosto. Com um tempo chuvoso, úmido e frio ninguém esperava que neste dia o Astro Rei fosse reinar, lindo, majestoso, maravilhoso. Um lindo dia para realizar um sonho (post no meu facebook da minha amiga Sica)!
Lá fomos nós às 11:30 vencer, em nome do Senhor, mais uma etapa nessa realização. Foi um pouquinho demorado para sermos atendidos mas tudo bem, sem estresses.
A transferência é realizada após um período de cultivo em laboratório entre 2 e 5 dias, os embriões são selecionados conforme critérios de qualidade e posteriormente transferidos ao útero, em um número entre 1 e 4, conforme desejo do casal e condições de qualidade dos embriões. Hoje o Conselho Federal de Medicina  estabeleceu novas regras para a Reprodução Assistida, a Resolução CFM nº 1.957/10 (http://www.sbra.com.br/images/stories/ResolucaoCFM.pdf) e essas mudanças aprovadas refletem a preocupação do CFM com os avanços da ciência e o comportamento social e estabelecem também critérios mais rígidos para a transferência embrionária com o objetivo de reduzir as taxas de gestação múltipla. Quanto mais jovem a mulher, existe uma tendência de se transferirem menos embriões ao útero.
O processo de transferência dos embriões foi indolor, não necessitei nenhum tipo de anestesia, apenas um desconforto pois o equipamento utilizado é o mesmo que o do exame de papa-nicolau (o preventivo que fazemos anualmente para detectar câncer de útero). O médico nos informou que 5 embriões foram fecundados e 2 selecionados com maior qualidade e que foram transferidos para o meu útero; e conforme já tínhamos decidido, optamos pelo congelamento desses 3 que sobraram. A tranferência demorou uns 15 minutos e após esse perídio fiquei de repouso por 30 minutos lá no Hospital mesmo.
As recomendações foram simples, sem muitos esforços físicos, relações sexuais, dirigir automóvel, até 3 dias pois nesse período o embrião se implanta no endométrio. Agora a próxima etapa a ser vencida é daqui a 12 dias, quando poderei realizar o exame de gravidez (Beta HCG).

Nenhum comentário:

Postar um comentário